SAÚDE

Mais cacau nas nossas vidas!!!

O cacau é a principal matéria-prima do chocolate e foi sendo conhecido em diferentes países europeus e seduziu botânicos desde 1582. O naturalista sueco Lineu, o classificou com o nome de “bebida dos deuses" em grego.
A origem do consumo do Chocolate remonta às antigas civilizações Maia e Asteca. Segundo a lenda, o uso do Cacau fora ensinado pelos deuses, que diziam ser um forte gerador de saúde e energia. 



Com o avanço da medicina já no século XX, o cacau é usado com bebida estimulante e é uma fonte excelente de vários nutrientes, especialmente quando adicionado ao leite. O Cacau também é composto de proteína e gordura, sendo uma boa fonte de potássio e tanino. Além disso foi durante este século XX que se afirma sobretudo em revistas voltadas para o cuidado da saúde que ele além de PREVENIR O ENVELHECIMENTO, PERMITE REDUZIR O COLESTEROL E É UM aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina, uma substância estimulante agindo no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. ASSIM COMO TAMBÉM POSSUI efeitos anti-depressivos, porque a teobromina feniletilamina e o triptofano presentes no chocolate, são substâncias estimulantes de bom-humor. 



Além destas qualidades todas, ainda é extraída da massa de Cacau, a manteiga de Cacau, sendo isto muito utilizado para produtos farmacêuticos e cosméticos, daí um poderoso emoliente e cicatrizante.
É preciso ter conhecimento que o chocolate preto leva o cacau na fabricação, então, é o melhor. Já o chocolate branco só leva a gordura. Com isso, deve ficar em segundo plano. O ideal é ter mais quantidade de cacau para ter benefícios, ou seja, quanto mais amargo, melhor. o cacau é nutritivo, tem vários minerais, como o magnésio, sendo este importantíssimo para o organismo e, talvez, seja pelo teor de magnésio que tem no cacau que as mulheres buscam tanto o chocolate quando estão na TPM.




O recomendado é consumir cerca de 30 gramas do chocolate meio amargo. O excesso também faz mal. Em excesso a composição do cacau pode eliminar o cálcio do organismo. Lembrando que o chocolate preto pode trazer benefícios, por causa do cacau e como opção pode-se comprar o cacau em pó, que pode ser encontrado nos mercados. O cacau é amargo e tem o gosto diferente do chocolate, então recomenda-se que utilize-o em preparações ou com seu leite desnatado com gotas de adoçante.

Então... o que Você está esperando pra incluir o cacau no seu cardápio??

Beijos, Meninas!!!!

--------------------------//------------------------------

PROPRIEDADES DO CHÁ VERDE



O Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia Sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento. Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente.



A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

O chá é conhecido pelas propriedades antioxidantes e vários estudos já demonstraram que ele tem efeito benéfico, diminuindo risco de doenças cardiovasculares. Um estudo feito recentemente demonstrou que quem tomou o chá verde, mesmo sem atividade física e dieta equilibrada, perdeu quase três centímetros de cintura e ainda se livrou de uns quilinhos extras. Porém, segundo os pesquisadores, só devem ser consumidas três xícaras de chá verde por dia. O consumo exagerado pode provocar doenças no fígado.



As propriedades do chá verde se estendem desde a boca, onde é inibidor de bactérias, combatendo o mau hálito, dor de garganta e cáries, até a prevenção de câncer, pois, substâncias contidas no chá verde previnem a oxidação das células e combatem os radicais livres sugerindo que ele é capaz de prevenir todos os tipos de câncer.

Os flavonóides contidos no chá verde são conhecidos lutadores contra o envelhecimento. Ao evitar a oxidação celular, mantém as células vivas por mais tempo. Devido aos mesmos efeitos antioxidantes, o chá verde possivelmente retarda o processo do envelhecimento da pele em geral como o surgimento de rugas, bolsas sob os olhos, manchas na pele, etc. Estudos mostraram que cremes com chá verde levam a melhorias significativas na elasticidade da pele.

Ah! Existem muitos chás por aí (inclusive de saquinhos) que se intitulam “chá verde”, mas só tem mato. Se não houver a erva Camelia Sinensis, não é chá verde. Compre sempre erva de boa procedência!

Beijos,

Juliana Faria - Nutricionista

Me siga no http://www.facebook.com/juliana.faria.5268


--------------------------------------------- 

 

O Poder da Castanha do Pará

A castanha-do-brasil é uma das plantas mais nobres e valiosas da Amazônia Ocidental e, atualmente, é o produto vegetal extrativo mais importante da Amazônia em valor ecológico, social, econômico e alimentar. 





Essa pequena oleaginosa é rica em selênio, um poderoso antioxidante, capaz de combater o envelhecimento celular, causado pela formação de radicais livres.
Um estudo recente da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-Pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue
 
O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. 


Dica Valiosa: A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, pois sem ele, ela não consegue produzir direito seus hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade do organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

Apesar de tudo isso, o selênio deve ser apreciado com moderação, sendo recomendado apenas uma castanha diária. Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação. E o pior: mais cedo ou mais tarde, o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância: a toxicidade. 

Isso não significa que abusar das deliciosas castanhas em uma happy hour com amigos traga grandes ameaças. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. 

Então meninas antenadas, vamos comer castanhas !!!!

Beijos,

Juliana - Nutricionista
---------------------------------------------------------------------------

Nova Colunista

Juliana Faria

OLÁ MENINAS!! Tudo bem com vocês??

Meu nome é Juliana Faria, sou nutricionista esportiva e estarei aqui a partir de agora falando um pouco sobre alimentação saudável e passando algumas dicas nutricionais que podem ajudar vocês no dia-a-dia.

Vou tentar passar um pouco da minha experiência de vida na área da nutrição e tentar motivar a galera mais desanimada a iniciar um novo estilo de vida!
 Um estilo de vida saudável é muito importante para manter uma saúde plena, não só com prática de atividades físicas mais também por meio de uma alimentação saudável e equilibrada envolvendo assim a escolha de certos alimentos.

A cada semana vou trazer pra vocês informações sobre o beneficio de cada alimento e sobre alimentação e atividade física de uma forma bem simples.

Espero que gostem e se quiserem podem me adicionar no facebook (Juliana Faria), pois lá na minha página também posto receitas e dicas de vez em quando.

Grande Beijo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário