4 de mar. de 2013

Mais cacau nas nossas vidas!!!

O cacau é a principal matéria-prima do chocolate e foi sendo conhecido em diferentes países europeus e seduziu botânicos desde 1582. O naturalista sueco Lineu, o classificou com o nome de “bebida dos deuses" em grego.
A origem do consumo do Chocolate remonta às antigas civilizações Maia e Asteca. Segundo a lenda, o uso do Cacau fora ensinado pelos deuses, que diziam ser um forte gerador de saúde e energia. 








Com o avanço da medicina já no século XX, o cacau é usado com bebida estimulante e é uma fonte excelente de vários nutrientes, especialmente quando adicionado ao leite. O Cacau também é composto de proteína e gordura, sendo uma boa fonte de potássio e tanino. Além disso foi durante este século XX que se afirma sobretudo em revistas voltadas para o cuidado da saúde que ele além de PREVENIR O ENVELHECIMENTO, PERMITE REDUZIR O COLESTEROL E É UM aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina, uma substância estimulante agindo no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. ASSIM COMO TAMBÉM POSSUI efeitos anti-depressivos, porque a teobromina feniletilamina e o triptofano presentes no chocolate, são substâncias estimulantes de bom-humor. 








Além destas qualidades todas, ainda é extraída da massa de Cacau, a manteiga de Cacau, sendo isto muito utilizado para produtos farmacêuticos e cosméticos, daí um poderoso emoliente e cicatrizante.



É preciso ter conhecimento que o chocolate preto leva o cacau na fabricação, então, é o melhor. Já o chocolate branco só leva a gordura. Com isso, deve ficar em segundo plano. O ideal é ter mais quantidade de cacau para ter benefícios, ou seja, quanto mais amargo, melhor. o cacau é nutritivo, tem vários minerais, como o magnésio, sendo este importantíssimo para o organismo e, talvez, seja pelo teor de magnésio que tem no cacau que as mulheres buscam tanto o chocolate quando estão na TPM.







O recomendado é consumir cerca de 30 gramas do chocolate meio amargo. O excesso também faz mal. Em excesso a composição do cacau pode eliminar o cálcio do organismo. Lembrando que o chocolate preto pode trazer benefícios, por causa do cacau e como opção pode-se comprar o cacau em pó, que pode ser encontrado nos mercados. O cacau é amargo e tem o gosto diferente do chocolate, então recomenda-se que utilize-o em preparações ou com seu leite desnatado com gotas de adoçante.

Então... o que Você está esperando pra incluir o cacau no seu cardápio??



Beijos, Meninas!!!!


Juliana Faria - Nutricionista


Nenhum comentário:

Postar um comentário